ACASO, Maria (2009). La educación artística no son manualidades: Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Lod Libros de la Catarata.
ACASO, Maria. Visiones disruptivas de la educación . (vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9N9vh4ikKRY&feature=player_embedded).
ALARCÃO, I. (2003), Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva, São Paulo: Ed. Cortez.
ALVES, Rubem . Receita prá se comer queijo... . A Casa de Rubem Alves (disponível em http://www.rubemalves.com.br/receitaprasecomerqueijo.htm)
ALVES, Rubem . Curiosidade é uma coceira na cabeça . A Casa de Rubem Alves (disponível em http://www.rubemalves.com.br/curiosidadeeumacoceiranacabeca.htm)
EFLAND, Arthur (1995). Change in the conceptions of art teaching, in Ronald W. Neperud (ed.). Context, content and community in art education: beyond post modernism, pp. 25-40. New York: Teachers College Press.
EISNER, Elliot. What Do the Arts Teach?. Chancellor’s Lecture Series, Vanderbilt University Student Life Center, 29/09/2006 (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=h12MGuhQH9E)
FARIA, Nuno; WANDSHNEIDER, Miguel . (1999) . A Indisciplina do Desenho . Catálogo. Instituto de Arte Contemporânea . Lisboa. ISBN: 972-856-12-3
FARIA, Nuno; WANDSHNEIDER, Miguel . (1999) . A Indisciplina do Desenho . Catálogo. Instituto de Arte Contemporânea . Lisboa. ISBN: 972-856-12-3
GONÇALVES, Óscar (2002). Viver Narrativamente. A Psicoterapia como Adjectivação da Experiência. Lisboa. Quarteto.
HAUSMAN, J. (1967). Teacher as Artist & Artist as Teacher. Art Education, 0(4), 13-17.
LOWE, R. (1958). The Artist-as-Teacher. Art Education, 11(6), 10-19.
HAUSMAN, J. (1967). Teacher as Artist & Artist as Teacher. Art Education, 0(4), 13-17.
LOWE, R. (1958). The Artist-as-Teacher. Art Education, 11(6), 10-19.
PARSONS, Michael . Dos repertórios às ferramentas: ideias como ferramentas para a compreensão das obras de arte . in FRÓIS, J. P. (coord.) (2011). Educação Estética e Artística - Abordagens Transdisciplinares. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.
PAZIENZA, J. (1997). Persistence of Memory: Between Painting and Pedagogy. In R. Irwin & K. Grauer (Eds.), Readings in Canadian Art Teacher Education (pp. 40-51). Quebec: Canadian Society for Education through Art.
PETERS, Charley (2012) . in http://www.charleypetersprojects.com/search?updated-max=2012-08-13T22:18:00%2B01:00&max-results=7&start=28&by-date=false
RAMOS, A. (coord.) (2001) Programa de Desenho A 10º ano, Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário.
SCHÖN, D. (2000). Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Ed. Artmed.
PAZIENZA, J. (1997). Persistence of Memory: Between Painting and Pedagogy. In R. Irwin & K. Grauer (Eds.), Readings in Canadian Art Teacher Education (pp. 40-51). Quebec: Canadian Society for Education through Art.
PETERS, Charley (2012) . in http://www.charleypetersprojects.com/search?updated-max=2012-08-13T22:18:00%2B01:00&max-results=7&start=28&by-date=false
RAMOS, A. (coord.) (2001) Programa de Desenho A 10º ano, Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário.
SCHÖN, D. (2000). Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Ed. Artmed.
SHULMAN, Lee. O Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) requer que os estudantes assumam os riscos de expor suas opiniões e ideias . (entrevista disponível em http://www.oei.es/divulgacioncientifica/entrevistas_071.htm)
SILVA, Carolina (2010). A cultura visual na educação artística: entre sila e caribdes. Dissertação de Mestrado em Educação Artística, apresentada à Universidade de Lisboa pela Faculdade de Belas-Artes.
SOUSA, Ana. (2007) . A formação dos professores de artes visuais em Portugal. Dissertação de Mestrado em Educação Artística, apresentada à Universidade de Lisboa pela Faculdade de Belas-Artes.
SOUSA, Rocha de; Batista, Helder (1977) . Para uma didáctica introdutória às artes plásticas. Tip. Manuel A. Pacheco. Lisboa
VIDAL, Carlos (2009) . Helena Almeida, a obra fotográfica e os seus desenhos: um círculo fechado e perfeito . artigo publicado in http://5dias.net/2009/04/10/helena-almeida-a-obra-fotografica-e-os-seus-desenhos-um-circulo-fechado-e-perfeito/
WALKER, S. (2004). Understanding the artmaking process: Reflective practice.
Art Education, 57(3), 6-12.
SOUSA, Rocha de; Batista, Helder (1977) . Para uma didáctica introdutória às artes plásticas. Tip. Manuel A. Pacheco. Lisboa
VIDAL, Carlos (2009) . Helena Almeida, a obra fotográfica e os seus desenhos: um círculo fechado e perfeito . artigo publicado in http://5dias.net/2009/04/10/helena-almeida-a-obra-fotografica-e-os-seus-desenhos-um-circulo-fechado-e-perfeito/
WALKER, S. (2004). Understanding the artmaking process: Reflective practice.
Art Education, 57(3), 6-12.
Sem comentários:
Enviar um comentário