sexta-feira, 1 de junho de 2012

Então era assim...


No primeiro dos dois anos em que dei aulas de Desenho A (11º), resolvi criar um “programa” a partir do Programa. Ainda sem uma consciência clara do que poderia eventualmente realizar, pensei eu no início que ‘pelo menos’ teria de ter um plano como este para começar a trabalhar. Qual a minha ‘inspiração’ para a ‘criação’ deste plano? Os encontros pelos corredores da escola com os vários alunos invisuais que ali circulavam.
Já tinha o ano letivo começado havia um mês e eu propus estas ideias aos meus colegas. Basicamente, acabei por ‘desenrascar-me’ e tentar concretizá-las… (por curiosidade, aqui está um retrato meu feito por um aluno nesse mesmo contexto...)



AQUI VAI a minha proposta:


1.       Visão “Percepção Visual e mundo envolvente”
Desenho do Visível – espaço da sala de aula, objectos, casa, percursos do dia-a-dia
Composição a partir do Visível – composição gráfica a partir dos desenhos
Interpretação do Visível – composição plástica a partir da composição gráfica


CONTEÚDOS: Visão, Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: Grafite, Marcador, Carvão, Aguadas, Colagens, Óleo ou Acrílico, outros
SUPORTES: Papel A4, Papel A2, Tela, outros



2.       Ensaio Sobre a Cegueira – os outros 4 sentidos “o meio ambiente como fonte de estímulos” – o papel do cérebro na construção de percepções

Diferentes processos de análise, através das propriedades de cada sentido, cada propriedade origina linhas, formas, cores.
Tacto 
Desenhar pessoas
– retratos dos colegas através do tacto/ observação/ fotografia – perceber diferenças
Desenhar formas naturais
– desenhos a partir do tacto – linha e textura
– desenhos através de observação rigorosa, tirando partido do estudo de texturas
Olfacto
Desenhar formas naturais – visita à estufa-fria
– elaboração de desenhos usando manchas de cor (cheiros e cores/ mancha)
– desenhos à vista
– composição, no espaço da aula, usando a sobreposição de desenhos/ manchas de cor
Paladar 
Desenhar Sabores – cores/ texturas
–  escolher vários frutos e levar para a aula
– provar cada um deles e “desenhar” o seu sabor, através de diferentes materiais, cores e texturas
– elaborar uma composição através da manipulação digital de fotos dos frutos, articulada com os resultados anteriores (mancha, textura…)
Audição 
Ritmo, linha, mancha e gesto
– desenhos usando a expressividade da linha, ao ritmo de diferentes tipos de música
Desenho e ilustração a partir de músicas e letras
– escolha de um álbum da preferência de cada aluno e ilustração de cada uma das músicas, usando um material/ técnica diferente para cada uma
Concepção de um CD
– maquete alternativa para apresentação do CD escolhido, usando uma das técnicas do exercício anterior



CONTEÚDOS: Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: Grafites, Pastel, Lápis de cor/ Cera, Marcadores, Aguarelas, Colagens, outros
SUPORTES: Papel A4, Papel A2, cartão, outros


3.       Olhar para dentro de… Criar espaço cá fora “conceitos estruturais da linguagem plástica” 

Olhar para dentro 
Trabalho de síntese de abordagens do visível, aplicadas à abordagem do invisível, interior – Criação de algo Visível, a partir do invisível
– representação do “eu” através da observação, do tacto, do olfacto, do paladar ou da audição, usando os sentidos para se auto-descobrir (com o próprio corpo ou com objectos exteriores que lhe estejam associados, bens pessoais, por ex.)
Mostrar de dentro
Escolher entre os 5 sentidos para representar a individualidade
– realização de “auto-retratos” a partir do sentido escolhido
Eu no Espaço 
Realizar uma maquete/escultura que reflicta o “eu”, na criação de um espaço exterior
– transpor a interpretação pessoal bidimensional para uma estrutura tridimensional, imaginando um espaço tendo em conta o seu exterior e interior – pretende-se que esta peça seja a “maquete” de uma divisão ou de um edifício hipotético, que exprima (como uma escultura)



CONTEÚDOS: Visão, Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: à escolha/ a definir
SUPORTES: à escolha/ a definir

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