No primeiro dos dois anos em que dei aulas de Desenho A (11º), resolvi criar um “programa” a partir do Programa. Ainda sem uma consciência clara do que poderia eventualmente realizar, pensei eu no início que ‘pelo menos’ teria de ter um plano como este para começar a trabalhar. Qual a minha ‘inspiração’ para a ‘criação’ deste plano? Os encontros pelos corredores da escola com os vários alunos invisuais que ali circulavam.
Já tinha o ano letivo começado havia um mês e eu propus estas ideias aos meus colegas. Basicamente, acabei por ‘desenrascar-me’ e tentar concretizá-las… (por curiosidade, aqui está um retrato meu feito por um aluno nesse mesmo contexto...)

AQUI VAI a minha proposta:
1. Visão “Percepção Visual e mundo envolvente”
. Desenho do Visível – espaço da sala de aula, objectos, casa, percursos do dia-a-dia
. Composição a partir do Visível – composição gráfica a partir dos desenhos
. Interpretação do Visível – composição plástica a partir da composição gráfica
CONTEÚDOS: Visão, Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: Grafite, Marcador, Carvão, Aguadas, Colagens, Óleo ou Acrílico, outros
SUPORTES: Papel A4, Papel A2, Tela, outros
2. Ensaio Sobre a Cegueira – os outros 4 sentidos “o meio ambiente como fonte de estímulos” – o papel do cérebro na construção de percepções
Diferentes processos de análise, através das propriedades de cada sentido, cada propriedade origina linhas, formas, cores.
. Tacto
Desenhar pessoas
– retratos dos colegas através do tacto/ observação/ fotografia – perceber diferenças
Desenhar formas naturais
– desenhos a partir do tacto – linha e textura
– desenhos através de observação rigorosa, tirando partido do estudo de texturas
. Olfacto
Desenhar formas naturais – visita à estufa-fria
– elaboração de desenhos usando manchas de cor (cheiros e cores/ mancha)
– desenhos à vista
– composição, no espaço da aula, usando a sobreposição de desenhos/ manchas de cor
. Paladar
Desenhar Sabores – cores/ texturas
– escolher vários frutos e levar para a aula
– provar cada um deles e “desenhar” o seu sabor, através de diferentes materiais, cores e texturas
– elaborar uma composição através da manipulação digital de fotos dos frutos, articulada com os resultados anteriores (mancha, textura…)
. Audição
Ritmo, linha, mancha e gesto
– desenhos usando a expressividade da linha, ao ritmo de diferentes tipos de música
Desenho e ilustração a partir de músicas e letras
– escolha de um álbum da preferência de cada aluno e ilustração de cada uma das músicas, usando um material/ técnica diferente para cada uma
Concepção de um CD
– maquete alternativa para apresentação do CD escolhido, usando uma das técnicas do exercício anterior
CONTEÚDOS: Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: Grafites, Pastel, Lápis de cor/ Cera, Marcadores, Aguarelas, Colagens, outros
SUPORTES: Papel A4, Papel A2, cartão, outros
3. Olhar para dentro de… Criar espaço cá fora “conceitos estruturais da linguagem plástica”
. Olhar para dentro
Trabalho de síntese de abordagens do visível, aplicadas à abordagem do invisível, interior – Criação de algo Visível, a partir do invisível
– representação do “eu” através da observação, do tacto, do olfacto, do paladar ou da audição, usando os sentidos para se auto-descobrir (com o próprio corpo ou com objectos exteriores que lhe estejam associados, bens pessoais, por ex.)
. Mostrar de dentro
Escolher entre os 5 sentidos para representar a individualidade
– realização de “auto-retratos” a partir do sentido escolhido
. Eu no Espaço
Realizar uma maquete/escultura que reflicta o “eu”, na criação de um espaço exterior
– transpor a interpretação pessoal bidimensional para uma estrutura tridimensional, imaginando um espaço tendo em conta o seu exterior e interior – pretende-se que esta peça seja a “maquete” de uma divisão ou de um edifício hipotético, que exprima (como uma escultura)
CONTEÚDOS: Visão, Materiais, Procedimentos, Sintaxe
MATERIAIS/ TÉCNICAS: à escolha/ a definir
SUPORTES: à escolha/ a definir
Sem comentários:
Enviar um comentário